/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1280px; height:100%; max-height:420px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
dom, 25 maio 2025, 08:37:56

Secretaria de Saúde de Concórdia confirma caso de meningite bacteriana e toma medidas preventivas

Uma criança de quatro anos de idade, teve diagnóstico de meningite bacteriana confirmado neste sábado, 3 de maio, em Concórdia. Como se trata de uma doença altamente contagiosa, principalmente pelo sistema respiratório, as pessoas próximas à criança, incluindo toda turma e professores do Pré I da escola Nações, aram por consulta médica, na tarde deste sábado, no Posto de Retaguarda do Guilherme Reich, e receberam medicação, como prevenção. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Concórdia, Mônica Pivotto, a prescrição do antibiótico profilático é uma recomendação padrão e não oferece nenhum risco aos pacientes.

Mônica informa que a criança apresentou sintomas gripais, com febre, dor de cabeça e dor no corpo e foi internada na sexta-feira, 2. “É importante estar atento, pois os sintomas da meningite podem ser confundidos com outras doenças, mas o que mais se difere é a rigidez na nuca, além do aparecimento de manchas vermelhas na pele (petequias). A recomendação é procurar por atendimento médico imediato”, orienta a enfermeira.

Não tem como identificar a causa da doença, já que a criança não tem histórico de viagem. “A bactéria pode surgir com a evolução de uma dor infecção de ouvido ou garganta, por exemplo, ou com o contato direto com alguém infectado”, explica Mônica. Como todas as medidas preventivas estão sendo tomadas de imediato, o secretário de Saúde, Rudi Zanella, afirma que o caso está tendo o acompanhamento devido para evitar contágios. “Todos que tiveram contato já estão medicados e sendo monitorados pelos profissionais”, informa o secretário.

Ainda, como medida preventiva, a sala de aula da criança diagnosticada ará por uma desinfecção, na segunda-feira. Dessa forma, não haverá aula para as turmas do Pré I do Nações, nos dois turnos de segunda-feira.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas