/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1280px; height:100%; max-height:420px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
dom, 25 maio 2025, 22:32:45

“Modo goblin”, a nova gíria e o jeito preguiçoso de viver

A editora do dicionário Oxford anunciou nesta segunda-feira (5) a expressão que, segundo o grupo britânico, resume o espírito (zeitgeist) deste 2022.  A nova palavra é “modo goblin“, gíria definida pelo dicionário britânico como “um tipo de comportamento que é assumidamente autoindulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso, tipicamente de uma maneira que rejeita as normas ou expectativas sociais”.

O “Goblin mode” (ou “modo duende”, em tradução livre no português) é um termo que vem crescendo nas redes sociais para descrever aqueles que não têm medo de assumir seu lado mais preguiçoso. 

Segundo o Oxford, estar em “modo goblin” é “acordar às 2h da manhã e se arrastar para a cozinha vestindo nada além de uma camiseta comprida para fazer um lanche bizarro, como biscoito salgado com queijo derretido”.

Outra definição é do jornal The Guardian – “ar o dia na cama maratonando uma série enquanto navega sem parar nas redes sociais e devora um saco de batatas fritas, saindo de casa de pijama e meias só para pegar uma Coca-Cola no bar da esquina”.

Segundo reportagem desta segunda-feira no portal folha.uol.com.br/,  outros dicionários conhecidos divulgaram suas “palavras do ano” recentemente. Para o americano Merriam-Webster, é “gaslighting,  termo descrito como “manipulação psicológica de uma pessoa, geralmente por um longo período de tempo, o que faz com que a vítima questione a validade de seus próprios pensamentos”.

O dicionário Collins elegeu “permacrise a palavra de 2022 — o termo descreve a sensação de viver em um período prolongado de instabilidade e insegurança, explica a editora.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas