/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1280px; height:100%; max-height:420px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
seg, 26 maio 2025, 00:18:07

Defesa Civil alerta para chuva volumosa entre hoje e segunda-feira, 09

Defesa Civil alerta para chuva volumosa entre hoje e segunda-feira, 09

Depois de uma madrugada marcada por temporais com chuva intensa, raios e rajadas de vento na maior parte do estado, a chuva começa a mudar o comportamento e a ocorrer de forma persistente pelo restante do sábado (07), se estendendo até a próxima segunda-feira (09), com intensidade moderada a forte por alguns momentos. Os volumes médios acumulados previstos permanecem elevados para todo estado, mas principalmente entre o Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e todo Vale do Itajaí.

Até o final do evento, nas áreas em laranja são esperados, em média, volumes entre 200mm e 250mm, o que mantém o risco alto para ocorrências associadas à chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.

A área entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis (área em amarelo no mapa), a chuva também vai permanecer de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 60 e 80mm com pontuais em torno de 100mm até o final do evento. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Toda essa chuva é provocada por uma sistema frontal, que chegou na forma de frente fria e tende a permanecer sobre o estado com característica semi-estacionária. A tendência é que a partir da terça-feira (10) a chuva diminua no estado, com o afastamento do sistema.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

Leia também:

SEL de Seara confirma finais para hoje e amanhã

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas